Policlínica
Vianense

Telefone

+351 258 823 400

Especialidades

O que é a osteopatia?

A osteopatia nasceu nos Estados Unidos em 1874 pelo Dr Andrew Taylor Still. Este acreditava que esta terapia restaurava a estrutura musculoesquelética e a respetiva função através do contacto manual e da manipulação articular, sendo uma perspetiva holística que inclui também a saúde física, mental e espiritual. Ou seja, de acordo com este conceito, o corpo humano seria capaz de criar a sua própria medicação com o objetivo de tratar problemas a nível músculo-esquelético.

A osteopatia é considerada uma técnica de medicina alternativa e consiste na aplicação de técnicas manuais como, por exemplo, massagens, que têm como objetivo corrigir e melhorar problemas posturais, tratar dores (como a dor ciática) e melhorar a mobilidade corporal do indivíduo. A incidência destas vertentes visa auxiliar a recuperação, manutenção e restabelecimento do equilíbrio entre corpo e mente.

Quais as doenças que podem ser tratadas pelo osteopata?

A osteopatia pode tratar diversos problemas e dores que interfiram direta ou indiretamente com o dia-a-dia do indivíduo, diminuindo o seu natural conforto.

Nesse sentido, os problemas mais comuns são:

  • Dores lombares;
  • Dores de ombros e pescoço;
  • Luxações;
  • Espasmos musculares;
  • Hérnias discais;
  • Lesões desportivas;
  • Entre outras.

As técnicas aplicadas reduzem significativamente a tensão muscular, melhorando assim a circulação sanguínea.

Quem pode usufruir de consultas de osteopatia?

Habitualmente, a população que procura as consultas de osteopatia é a população adulta/idosa, uma vez que é a população que mais sente o desconforto diário devido às dores rotineiras. No entanto, qualquer pessoa pode usufruir deste tipo de tratamento, independentemente da idade.

A osteopatia é também recomendada para mulheres gestantes, que sofram de dores de costas e edemas nos membros inferiores devido ao peso da barriga.

Esta especialidade não é, no entanto, recomendada para pessoas que sofram de osteoporose avançada, devido à fragilidade dos ossos. Essa fragilidade pode contribuir para fraturas ósseas aquando do manuseamento do corpo do indivíduo.

Como se desenrolam as consultas de osteopatia?

Num primeiro momento, ou seja, na primeira consulta, o osteopata vai fazer uma avaliação da pessoa, recolhendo o máximo de informação possível sobre doenças existentes, histórico familiar (de doenças), estilo de vida, hábitos alimentares, entre outras informações.

Após essa avaliação, o osteopata inicia a prática manual, direcionada ao problema mencionado pelo paciente, iniciando assim o processo de tratamento da queixa apresentada.

Podem ser necessárias várias sessões (consultas) com o osteopata até ver o problema resolvido.

Análises clínicas

Análises clínicas

Efetuamos análises de segunda a sábado, das 09h00 às 11h00

Testes Covid

Testes Covid

Parceria com o laboratório Germano de Sousa.

Médicos qualificados

Médicos qualificados

Temos um quadro médico qualificado em várias especialidades

Não hesite em contactar-nos