Policlínica
Vianense

Telefone (chamada para a rede fixa nacional)

Fisioterapia: o que é e para que serve?

A fisioterapia é a especialidade médica desenvolvida por fisioterapeutas que tem como objetivo desenvolver, devolver e aumentar o grau de mobilidade corporal.

Inicialmente, o fisioterapeuta faz um estudo ao histórico clínico do paciente de forma a poder perceber quais as melhores e mais indicadas técnicas a implementar. Depois disso, tenta perceber qual a situação ocorrida que tenha levado o paciente à procura de um fisioterapeuta. Fazendo a junção dessas duas vertentes, o fisioterapeuta procura as práticas mais indicadas para a resolução do problema do paciente, tanto a nível das mais recomendadas para determinada lesão como a nível das mais recomendadas para o estado geral de saúde do paciente.

A fisioterapia é, essencialmente, procurada depois de ocorrida uma lesão ou trauma que tenha, de alguma forma, prejudicado a amplitude de movimento de uma determinada parte do corpo humano. Assim, a fisioterapia é aplicada nas seguintes áreas de intervenção:

• Fisioterapia cardiorrespiratória;
  • Cuidados de saúde hospitalar;
  • Fisioterapia aquática;
  • Fisioterapia no desporto;
  • Fisioterapia pediátrica;
  • Fisioterapia para o envelhecimento;
  • Fisioterapia nos cuidados continuados e cuidados paliativos;
  • Entre outras.

A fisioterapia pode também ser aplicada na manutenção da amplitude de movimentos já existente. Ou seja, no caso de pessoas que tenham maior probabilidade de perda de amplitude de movimentos, seja por sedentarismo, obesidade, envelhecimento, entre outras opções, o fisioterapeuta pode ser uma grande ajuda, no sentido de auxiliar a manter essa amplitude através de exercícios praticados de forma recorrente.

Análises clínicas

Efetuamos análises de segunda a sábado, das 09h00 às 11h00

Testes Covid

Parceria com o laboratório Germano de Sousa.

Médicos qualificados

Temos um quadro médico qualificado em várias especialidades

Não hesite em contactar-nos